Alto Garças - MT / Sexta, 24 de novembro de 2017
 
  CONCURSO CAMARA RÁDIO CÂMARA VEREADORES
  HOME RELATÓRIO SESSÃO ALTO GARÇAS AGENDA DAS SESSÕES FALE CONOSCO TRANSPARÊNCIA  
ALTO GARÇAS
 


A Cidade

O município tem esse nome "Alto Garças" pelo fato do Rio Garças ter as suas nascentes dentro do território municipal. Alto Garças é pioneira e principal pólo sementeiro do Estado de Mato Grosso. Dentre os produtores sementeiros destacam-se as Sementes Adriana, Sementes Arco Íris, Sementes São Jerônimo, Sementes São Lourenço, Sementes Girassol, dentre tantas outras. Além de pólo sementeiro e de grande produtora de grãos, destaca-se também pela pecuária e pela rica área florestal. Localiza-se a 43 km do terminal ferroviário da ALL e a 353 km da capital Cuiabá. A região é rica em belos rios e cachoeiras, oportunidade de turismo, além de possuir dentro do município as nascentes dos Rios Garças e Itiquira.

Alto Garças é um município brasileiro do Estado do Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 16º56'38" sul e a uma longitude 53º31'41" oeste, estando a uma altitude de 754 metros. Sua população, conforme CENSO/2010 era de 10.321 habitantes. Possui uma área de 3.672,22 km².

História de Alto Garças

O município é de origem bastante recente, o desbravamento, propriamente dito de suas terras e a sua consequente formação populacional está intimamente ligada à atividade garimpeira, a qual começou a se desenvolver na região a parti de 1919, com a chegada dos primeiros aventureiros do garimpo, sedentos de valiosíssima pedra ali existente: o DIAMANTE.
Entretanto, o desenvolvimento do município, que no decorrer de sua história evolutiva passou pela denominação de São Vicente do Bonito, São Vicente e finalmente, Alto Garças, não se limitou apenas à extração mineral, mas baseou-se também no florescimento da agropecuária, que proporcionou um grande impulso à região e hoje graças ao cultivo da soja, do algodão, da braquiária entre outros cultivos, o município encontra-se em pleno desenvolvimento.
Em 03 de Fevereiro de 1933, o município foi elevado à categoria de distrito, pertencente ao município de Santa Rita do Araguaia, durante este período, o seu progresso foi marcante, muito embora a sua duração tenha sido uma tanto efêmera, devido a um incidente ocorrido por questões de terras, fato este que provocou o êxodo de sua população e consequentemente, a estagnação de seu desenvolvimento. Desta forma, somente em 1953, Através da Lei nº 1660, no dia 10 de dezembro, que Alto Garças passou a figurar como município.

Genealogia: O município de Cuiabá deu origem ao município de Alto Araguaia que deu origem ao município de Alto Garças.

Relevo: Planalto Taquari-Itiquira, Serra do Bonito.

Formação Geológica: Coberturas não dobradas do Fanerozóico, sub-bácia ocidental da Bacia do Paraná.

Bacia Hidrográfica: Grandes Bacias do Araguaia-Tocantins e a grande Bacia do Prata.

Alto Garçenses Ilustres: Vanessa da Mata, Cantora e Compositora da Música Popular Brasileira, reconhecida internacionalmente.





 Voltar  Topo  Imprimir
 
   CÂMARA
Presidente
Comissões Competentes
Mesa Diretora
Vereadores
Fale Conosco
 
 
   PUBLICAÇÕES
Atestado de Afixação
Contabilidade
Contratos
Controle Interno
Decretos Legislativos
Despesas
Edital/Pregão
Emendas
Indicações
Lei Orgânica Municipal
Leis Municipais
Moção
Portarias e Atos
Projeto de Emenda
Projetos de Leis
Regimento Interno da Câmara Municipal
Requerimentos
Resoluções
 
 
Av. Sete De Setembro, 380 - Centro

Fone: 66 3471 1101 / 3471 2688
Cep: 78770 000
 
     

Câmara Municipal De Alto Garças - Mt - Av. Sete De Setembro, 380 - Centro
Fone: 66 3471 1101 / 3471 2688 Cep: 78770 000

Alto Garças - Mato Grosso - Todos Os Direitos Reservados Para A Camara Municipal

  AgênciaOC